ENCONTRO SOBRE QUESTÃO RACIAL REALIZADO PELA FINDECT ABORDA O NEGRO E O MERCADO DE TRABALHO


Publicada dia 25/11/2019 15:21

Tamanho Fonte:

Foi realizado pela FINDECT neste último sábado dia 23/112019, o encontro sobre questões raciais com o tema “O negro e o mercado de trabalho”.

O objetivo do evento foi debater sobre as desigualdades que a pessoa negra na sofre na sociedade, e principalmente no mercado de trabalho e ao mesmo tempo, discutir soluções para o enfrentamento dessa questão.

Mesmo após 131 anos do fim da escravatura, os desníveis entre brancos e negros ainda são bastante perceptíveis. Enquanto quase metade dos brancos está empregada em vagas com carteira assinada, os negros concentram-se no mercado informal, em vagas sem carteira ou como autônomos, segundo dados do IPEA. “O maior problema é que esses são os piores trabalhos, mais instáveis e de alta rotatividade” diz Antônio Teixeira, pesquisador do IPEA.

Discutiu-se também sobre o aumento dessas desigualdades através do programa de privatizações do governo, que podem gerar a diminuição da renda, o desemprego e a redução dos concursos públicos. Pois é através dos concursos públicos a forma mais isonômicas quanto à questão remuneratória.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS 2023/2024

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS 2023/2024