FINDECT PARTICIPA DE PLENÁRIA DA FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS SOBRE A LUTA CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES

Publicada dia 16/08/2021 20:30

O presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara participou dos debates no terceiro dia da IX Plenafup sobre a luta contra as privatizações. A temática em debate foi a disputa ideológica e eleições que estão no centro da luta contra as privatizações.

A FINDECT foi convidada para a IX Plenária da FUP no último sábado (14). O debate contou com a presença de mais de 130 petroleiros e petroleiras, parlamentares e dirigentes sindicais, a atividade teve a mediação de Mário Dal Zot, presidente da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) e diretor da FUP.

Os participantes ressaltaram a importância da mobilização conjunta em defesa da soberania, contra a retirada de direitos e contra o desmonte das estatais, empresas fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento econômico do país.

José Aparecido Gandara, presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios (FINDECT), contou que entrou nos Correios no fim dos anos 70 e é sindicalista desde os anos 80. O que mais o incomoda no processo atual é o grau de mentiras que o governo Bolsonaro conta sobre a importante estatal brasileira – Correios.

Ele lembrou que os trabalhadores dos Correios já vêm lutando contra a redução de direitos – “juntando os cacos” – e agora é preciso denunciar com mais força os riscos por trás da privatização. Um exemplo de destaque é o mecanismo de subsídio cruzado, que garante que as poucas cidades superavitárias arquem com os custos das centenas de outras pequenas cidades do país que têm agências dos Correios (que também cumprem o papel de banco postal). “Que empresa vai investir bilhões em agências no interior do país se não vai dar retorno financeiro?”, questionou.

O Senador Jean Paul Prates, do PT-RN, se comprometeu a defender os Correios e trabalhar junto aos demais senadores para combater esse projeto tão prejudicial ao povo brasileiro. Também fez questão de enfatizar que “o PL 591 tramitará em todas comissões no Senado Federal, diferente da Câmara que tramitou em regime de urgência e não respeitou as comissões”, afirmou o Senador.

A FINDECT vem através de uma grande uma grande campanha nacional trabalhando e rebatendo os argumentos mentirosos do governo Bolsonaro e de sua base de apoio, denunciando à população que o PL 591 trará aumentos das tarifas – como o preço da luz, água e da gasolina – e de como é importante dialogar com a população o modelo que está por trás desse crime de lesa pátria.

No debate, foi muito enfatizada a importância das eleições do ano que vem, tanto para o Executivo como os outros cargos, além da necessidade de luta e pressão social para impedir a venda do patrimônio público elegendo representantes dos trabalhadores para as próximas eleições.

A diretoria da FINDECT agradece à Federação Única dos Petroleiros (FUP) pela importância em divulgar para toda a população o papel das empresas estatais para o país, assunto frequente nas mesas de debate.

Com informações da imprensa do Sindipetro MG.