BRASIL EM ESTADO CAÓTICO 6: RECUPERAÇÃO ECONÔMICA NUM FUTURO INCERTO


Publicada dia 15/03/2022 22:03

Tamanho Fonte:

● A FINDECT produziu uma série intitulada “Brasil em estado caótico”, para numa sequência de artigos ajudar os trabalhadores a compreenderem as causas da crise econômica e do desmonte dos serviços públicos que atingem o país e a importância do debate político para 2022.

● Desemprego, precarização, volta da fome, inflação, mais pessoas vivendo nas ruas, aumento dos casos de covid, saúde colapsada e falta de perspectiva de melhoria é o quadro em que figura o Brasil nesse início de 2022 como resultado das opções e políticas governamentais. Essa situação, que precisa mudar, será discutida nos artigos. Acompanhe!

As projeções para 2022 são péssimas

Sem um processo de recuperação econômica capaz de dinamizar o mercado de trabalho, a retomada do emprego, do rendimento dos trabalhadores, do funcionamento satisfatório da economia vai ser difícil.

E não há nada no horizonte que anime. As projeções para o ano de 2022, realizadas por operadores do mercado financeiro e divulgadas pelo Banco Central, apontam para uma redução da taxa de inflação, na comparação com o ano de 2021.

Baseiam-se, fundamentalmente, nos supostos efeitos que a elevação da taxa básica de juros terá sobre os preços.

Mas como isso resultará da alta dos juros, tem-se como efeito imediato mais concentração da renda. Mais juros encarecem o consumo a prazo e o financiamento do investimento. Esses fatores levam a um menor volume de vendas e ao aumento do desemprego.

Essa situação tem que mudar, e isso depende da organização, da mobilização, da unidade e das lutas dos trabalhadores e de uma participação crítica, propositiva e consciente no processo eleitoral que se dará esse ano.

Veja todos os episódios da série.

Episódio 1: Brasil em estado caótico resulta do desmonte e das políticas governamentais

Episódio 2: A volta da fome e do fantasma da inflação: resultado do desmonte das políticas governamentais

Episódio 3: A persistência da Covid

Episódio 4: Mais pessoas em situação de rua

Episódio 5: Pobres pagam a conta e bilionários lucram mais

Caos no Brasil – Veja mais capítulos da série
PRESSIONE OS SENADORES CONTRA O PL 591

Fonte: FINDECT

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS 2023/2024

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS 2023/2024