SINDICATO PARTICIPA DA MESA NO 1º ENCONTRO NORTE E NORDESTE DOS TRABALHADORES DOS CORREIOS


Publicada dia 04/06/2022 14:52

Tamanho Fonte:

O SINTECT-TO, representado por sua Presidente, Telma Milhomem, participou nesta sexta e sábado (dias 03 e 04 de junho) do Encontro dos Sindicatos dos Correios do Norte e Nordeste, em Camaçari – BA, com o tema: Os Correios que queremos para o Brasil.

Dos 16 sindicatos dos Correios do Norte e Nordeste estiveram presentes 11, entre eles o do Tocantins através de um representante, além de um representante das associações que representam os trabalhadores de Correios do Norte e Nordeste o Brasil.

O objetivo do Encontro é juntos construir a defesa dos direitos dos trabalhadores e fortalecer cada vez mais essas regiões que são mais pobres e esquecidas do País.

Confira abaixo os temas que debatidos em cada mesa:

I Mesa: Projeto político, social e econômico para os Correios – Fortalecimento dos Correios e fim da privatização

Com a pauta que trata sobre a fidelização da União aos Correios, Balcão cidadão e Banco Postal

II Mesa: Projeto trabalhista para os Correios:

Contratação mediante Concurso público e fim da terceirização; Segurança dos trabalhadores (as) externo e nas unidades; Crescimento da carreira através do Plano de Cargo, carreira e salários (PCCS); seleção para cargos e funções mediante recrutamento, por empresa especializada e participação dos sindicatos; Distribuição linear de PLR; Saúde do trabalhador(a) e fiscalização da qualidade dos equipamentos e condições de trabalho.

Mesa III – Projeto jurídico Norte e nordeste:

Combater a redução de efetivo pelos SD’s (Super Distritos) e criar estratégias para combater o assédio moral nos Correios.

GALERIA DE FOTOS

SINTECT-TO – Gestão Mais trabalho, luta e resistência

LEIA A RESOLUÇÃO NA ÍNTEGRA

RESOLUÇÃO 01, DE 04 JUNHO DE 2022.
Dispõe sobre encaminhamentos do 1º Encontro dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) dos Correios do Norte e Nordeste
O I Encontro dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) dos Correios Norte e Nordeste, com a pauta “Os Correios que queremos para o Brasil”, realizado nos dias 03 e 04 de junho de 2022, em Camaçari – Bahia, considerando a importância dos Correios público para o Brasil e dos prejuízos que uma privatização pode trazer a população Brasileira, RESOLVE:

  1. Dar encaminhamento às propostas consensuadas entre os sindicatos presentes no I Encontro dos sindicatos dos Correios Norte e Nordeste, a fim de fortalecer o papel dos Correios, nos quesitos econômicos, sociais e trabalhistas, com vistas a garantir uma empresa pública, com foco na qualidade de serviço, lucratividade, ampliação do papel social dos Correios e valorização dos profissionais dos Correios.
  2. Dar encaminhamentos das propostas consensuadas às Centrais sindicais, Federações, Associações, Direção dos Correios, Frente Parlamentar em defesa dos Correios, Líderes de Partido, Líderes de bancada na Câmara Federal e Senado, Ministro das Comunicações, Ministro da Economia, Autoridades estaduais e municipais, entre outros órgãos e entidades pertinentes.
  3. Incluir como bandeira de luta dos sindicatos de Correios do Norte e Nordeste a importância de aprovação do PL 7638/17, que trata sobre a fidelização da União, Estados e municípios, aos serviços dos Correios;
  4. Incluir como bandeira de luta, considerando o papel social dos Correios, que a estrutura dos Correios atue como balcão cidadão, garantindo cidadania à população, através da expedição e entrega de vários documentos, tais como RG, CPF, Carteira de trabalho, Passaporte, entre outros;
  5. Indicar a necessidade de adequação dos prazos de entrega dos Correios, a fim de garantir rapidez e qualidade dos serviços, utilizando os meios de transporte mais ágeis.
  6. Requerer acesso ao projeto da direção dos Correios sobre a modalidade de negócio denominada marketplace para realização de estudo pelo movimento sindical dos Correios.
  7. Defender e realização de concurso público e repudiar a política de terceirização, que fragiliza a segurança postal e garantias trabalhistas;
  8. Revogação da reforma trabalhista, aprovada pelo Governo Temer;
  9. Combater os mecanismos dos SDs que visam diminuir o número de empregados;
  10. Combater as irregularidades do PAD’s que somente visam propiciar justa causa dos empregados (as) dos Correios;
  11. Encaminhar a Lula a solicitação de realização de concurso, fortalecimento dos Correios público e valorização dos trabalhadores (as) da empresa.
  12. Encaminhar a Lula carta de apoio dos sindicatos norte e nordeste.
  13. Propor apoio a todas as candidaturas do campo progressista que defendem a luta dos trabalhadores (as).
  14. Cobrar dos Correios o debate com as representações sindicais sobre segurança dos trabalhadores(as), a fim de evitar os assaltos e preservar a integridade física do trabalhador (a).
  15. Cobrar dos Correios a garantia de porteiros/vigilantes nas unidades de Correios, a fim de evitar assaltos e arrombamentos.
  16. Solicitar a criação na empresa de equipe multidisciplinar de saúde e segurança para suporte aos empregados vítimas de assaltos, desde o registro da ocorrência, acompanhamento médico, entre outras providências.
  17. Reabrir a discussão sobre o Plano de Cargos, carreiras e salário, através de consultoria especializada do movimento sindical, a fim de construir o PCCS que queremos.
  18. Que a participação dos lucros da empresa seja distribuída de forma linear independente de cargo nos Correios.
  19. Confeccionar abaixo assinado entre os trabalhadores contra a prática de assédio moral institucional.
  20. Encaminhar proposta de Campanha Nacional de combate ao assédio moral nos Correios.
  21. Traçar estratégias jurídicas e administrativas, contra os SD’s que ocasionaram redução de postos de trabalho, impactando na qualidade do serviço e sobrecarregando os trabalhadores (as).
  22. Construir um grupo de trabalho dos sindicatos de Norte e Nordeste a fim de elaborar propostas na fiscalização dos SD’s e outras ferramentas de redimensionamento.
  23. Construir um grupo de discussão, multidisciplinar, com movimento sindical e profissionais da área de saúde, a fim de elaborar propostas de melhorias na fiscalização e acompanhamento da saúde do trabalhador (a), na região Norte e Nordeste.
  24. Solicitar a revogação da portaria nº 1.203/2018 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que instituiu a Distribuição Diária Alternada, a fim de combater a sobrecarga de trabalho e queda da qualidade das entregas de correspondências.
  25. Encaminhar às federações a solicitação que propicie debates nas demais regiões.
  26. O próximo encontro se dará no segundo semestre de 2022, em Fortaleza- CE, após a campanha salarial da categoria.
    SINCOTELBA –Sind. Trab. Correios da Bahia _____________________
    SINTECT AC – Sind. Trab. Correios do Acre ____________________
    SINTECT AL – Sind. Trab. Correios de Alagoas ___________________
    SINTECT AM – Sind.Trab. Correios de Amazonas ____________________
    SINTECT CE – Sind. Trab. Correios do Ceará _____________________
    SINTECT MA – Sind. Trab. Correios do Maranhão ____________________
    SINTECT PB – Sind. Trab. Correios da Paraíba ____________________
    SINTECT PE – Sind. Trab. Correios de Pernambuco ___________________
    SINTECT RO – Sind. Trab. Correios de Rondônia ___________________
    SINTECT SE – Sind. Trab. Correios de Sergipe ___________________
    SINTECT TO – Sind. Trab. Correios de Tocantins __________________

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS 2023/2024

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS 2023/2024