SINDICATO PARTICIPA DA MESA NO 1º ENCONTRO NORTE E NORDESTE DOS TRABALHADORES DOS CORREIOS
Publicada dia 04/06/2022 14:52
Tamanho Fonte:
O SINTECT-TO, representado por sua Presidente, Telma Milhomem, participou nesta sexta e sábado (dias 03 e 04 de junho) do Encontro dos Sindicatos dos Correios do Norte e Nordeste, em Camaçari – BA, com o tema: Os Correios que queremos para o Brasil.
Dos 16 sindicatos dos Correios do Norte e Nordeste estiveram presentes 11, entre eles o do Tocantins através de um representante, além de um representante das associações que representam os trabalhadores de Correios do Norte e Nordeste o Brasil.
O objetivo do Encontro é juntos construir a defesa dos direitos dos trabalhadores e fortalecer cada vez mais essas regiões que são mais pobres e esquecidas do País.
Confira abaixo os temas que debatidos em cada mesa:
I Mesa: Projeto político, social e econômico para os Correios – Fortalecimento dos Correios e fim da privatização
Com a pauta que trata sobre a fidelização da União aos Correios, Balcão cidadão e Banco Postal
II Mesa: Projeto trabalhista para os Correios:
Contratação mediante Concurso público e fim da terceirização; Segurança dos trabalhadores (as) externo e nas unidades; Crescimento da carreira através do Plano de Cargo, carreira e salários (PCCS); seleção para cargos e funções mediante recrutamento, por empresa especializada e participação dos sindicatos; Distribuição linear de PLR; Saúde do trabalhador(a) e fiscalização da qualidade dos equipamentos e condições de trabalho.
Mesa III – Projeto jurídico Norte e nordeste:
Combater a redução de efetivo pelos SD’s (Super Distritos) e criar estratégias para combater o assédio moral nos Correios.
GALERIA DE FOTOS
SINTECT-TO – Gestão Mais trabalho, luta e resistência
LEIA A RESOLUÇÃO NA ÍNTEGRA
RESOLUÇÃO 01, DE 04 JUNHO DE 2022.
Dispõe sobre encaminhamentos do 1º Encontro dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) dos Correios do Norte e Nordeste
O I Encontro dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) dos Correios Norte e Nordeste, com a pauta “Os Correios que queremos para o Brasil”, realizado nos dias 03 e 04 de junho de 2022, em Camaçari – Bahia, considerando a importância dos Correios público para o Brasil e dos prejuízos que uma privatização pode trazer a população Brasileira, RESOLVE:
- Dar encaminhamento às propostas consensuadas entre os sindicatos presentes no I Encontro dos sindicatos dos Correios Norte e Nordeste, a fim de fortalecer o papel dos Correios, nos quesitos econômicos, sociais e trabalhistas, com vistas a garantir uma empresa pública, com foco na qualidade de serviço, lucratividade, ampliação do papel social dos Correios e valorização dos profissionais dos Correios.
- Dar encaminhamentos das propostas consensuadas às Centrais sindicais, Federações, Associações, Direção dos Correios, Frente Parlamentar em defesa dos Correios, Líderes de Partido, Líderes de bancada na Câmara Federal e Senado, Ministro das Comunicações, Ministro da Economia, Autoridades estaduais e municipais, entre outros órgãos e entidades pertinentes.
- Incluir como bandeira de luta dos sindicatos de Correios do Norte e Nordeste a importância de aprovação do PL 7638/17, que trata sobre a fidelização da União, Estados e municípios, aos serviços dos Correios;
- Incluir como bandeira de luta, considerando o papel social dos Correios, que a estrutura dos Correios atue como balcão cidadão, garantindo cidadania à população, através da expedição e entrega de vários documentos, tais como RG, CPF, Carteira de trabalho, Passaporte, entre outros;
- Indicar a necessidade de adequação dos prazos de entrega dos Correios, a fim de garantir rapidez e qualidade dos serviços, utilizando os meios de transporte mais ágeis.
- Requerer acesso ao projeto da direção dos Correios sobre a modalidade de negócio denominada marketplace para realização de estudo pelo movimento sindical dos Correios.
- Defender e realização de concurso público e repudiar a política de terceirização, que fragiliza a segurança postal e garantias trabalhistas;
- Revogação da reforma trabalhista, aprovada pelo Governo Temer;
- Combater os mecanismos dos SDs que visam diminuir o número de empregados;
- Combater as irregularidades do PAD’s que somente visam propiciar justa causa dos empregados (as) dos Correios;
- Encaminhar a Lula a solicitação de realização de concurso, fortalecimento dos Correios público e valorização dos trabalhadores (as) da empresa.
- Encaminhar a Lula carta de apoio dos sindicatos norte e nordeste.
- Propor apoio a todas as candidaturas do campo progressista que defendem a luta dos trabalhadores (as).
- Cobrar dos Correios o debate com as representações sindicais sobre segurança dos trabalhadores(as), a fim de evitar os assaltos e preservar a integridade física do trabalhador (a).
- Cobrar dos Correios a garantia de porteiros/vigilantes nas unidades de Correios, a fim de evitar assaltos e arrombamentos.
- Solicitar a criação na empresa de equipe multidisciplinar de saúde e segurança para suporte aos empregados vítimas de assaltos, desde o registro da ocorrência, acompanhamento médico, entre outras providências.
- Reabrir a discussão sobre o Plano de Cargos, carreiras e salário, através de consultoria especializada do movimento sindical, a fim de construir o PCCS que queremos.
- Que a participação dos lucros da empresa seja distribuída de forma linear independente de cargo nos Correios.
- Confeccionar abaixo assinado entre os trabalhadores contra a prática de assédio moral institucional.
- Encaminhar proposta de Campanha Nacional de combate ao assédio moral nos Correios.
- Traçar estratégias jurídicas e administrativas, contra os SD’s que ocasionaram redução de postos de trabalho, impactando na qualidade do serviço e sobrecarregando os trabalhadores (as).
- Construir um grupo de trabalho dos sindicatos de Norte e Nordeste a fim de elaborar propostas na fiscalização dos SD’s e outras ferramentas de redimensionamento.
- Construir um grupo de discussão, multidisciplinar, com movimento sindical e profissionais da área de saúde, a fim de elaborar propostas de melhorias na fiscalização e acompanhamento da saúde do trabalhador (a), na região Norte e Nordeste.
- Solicitar a revogação da portaria nº 1.203/2018 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que instituiu a Distribuição Diária Alternada, a fim de combater a sobrecarga de trabalho e queda da qualidade das entregas de correspondências.
- Encaminhar às federações a solicitação que propicie debates nas demais regiões.
- O próximo encontro se dará no segundo semestre de 2022, em Fortaleza- CE, após a campanha salarial da categoria.
SINCOTELBA –Sind. Trab. Correios da Bahia _____________________
SINTECT AC – Sind. Trab. Correios do Acre ____________________
SINTECT AL – Sind. Trab. Correios de Alagoas ___________________
SINTECT AM – Sind.Trab. Correios de Amazonas ____________________
SINTECT CE – Sind. Trab. Correios do Ceará _____________________
SINTECT MA – Sind. Trab. Correios do Maranhão ____________________
SINTECT PB – Sind. Trab. Correios da Paraíba ____________________
SINTECT PE – Sind. Trab. Correios de Pernambuco ___________________
SINTECT RO – Sind. Trab. Correios de Rondônia ___________________
SINTECT SE – Sind. Trab. Correios de Sergipe ___________________
SINTECT TO – Sind. Trab. Correios de Tocantins __________________