CONFERÊNCIA DA UNI AMÉRICAS: CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR PARA OS TRABALHADORES

Publicada dia 05/07/2022 22:35

Nos dias 29 e 30 de junho, mais de 600 líderes sindicais de toda a região se reuniram para a conferência regional da UNI Américas em Fortaleza, Brasil, para construir um futuro melhor para trabalhadores e sindicatos. A conferência contou com várias figuras políticas proeminentes e sindicalistas que pediram uma urgência renovada na luta pelos direitos dos trabalhadores

Em toda a região, este tem sido um momento de grande agitação social e política. Embora as vitórias recentes de partidos políticos de esquerda no Chile, Colômbia e Argentina tenham sido encorajadoras, os sindicatos precisam trabalhar juntos para continuar a construir o poder dos trabalhadores

O presidente da Argentina, Alberto Fernandez, foi o destaque da conferência – pedindo que os sindicatos sejam os pilares sobre os quais construímos sociedades baseadas na justiça, igualdade, progresso social, educação e crescimento do emprego

A América Latina é um dos continentes mais desiguais do mundo, mas estamos aqui para mudar isso. Precisamos fixar o modelo que perpetua a desigualdade e não podemos esperar mais para fazê-lo. A América Latina está pronta para lutar pelos trabalhadores, pelas pessoas e pelo progresso”, disse Fernandez.

O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil, José Guimarães, convocou sindicatos e trabalhadores a lutar para derrubar Bolsonaro nas eleições gerais de outubro, após anos de políticas regressivas e repressivas. “O Estado brasileiro deixou de ser um protetor do povo e passou a ser um governo que ataca direitos”, disse. “Devemos parar urgentemente com o fascismo em nosso país e eleger um novo governo comprometido com a democracia, a decência e os direitos dos trabalhadores.

A Presidente da Convenção Constitucional do Chile, María Elisa Quinteros, disse: “Com a nova Constituição, agora temos direito à greve, e cada sindicato tem espaço para crescer em direção aos seus próprios objetivos. Quero agradecer à UNI Américas, que trabalhou incansavelmente pelos direitos trabalhistas – foi um prazer trabalhar lado a lado com os líderes sindicais para melhorar os direitos no Chile”.

Luisa Alcalde, Secretária do Trabalho do México, comemorou o momento que a região atravessa: “É fundamental que, como sindicatos, sejamos líderes na luta pela democratização de nossas sociedades, contra governos e empresas implacáveis ​​e lutemos pelos trabalhadores ‘ direitos”, disse Alcade. “Não podemos depender de reformas legais e culturais – precisamos que o sindicalismo seja a força inovadora para o bem que os trabalhadores precisam.

Após as intervenções dos políticos, os dirigentes sindicais destacaram as conquistas do movimento sindical e pediram o aprofundamento dos direitos sindicais na região.

Temos que lutar para redistribuir a riqueza e construir sindicatos fortes em todo o mundo”, disse Christy Hoffman, Secretária Geral da UNI Global Union. “Os trabalhadores não podem sofrer o impacto econômico de uma crise de custo de vida, principalmente após uma pandemia global debilitante. Devemos usar todo o nosso poder coletivo para construir um mundo melhor para os trabalhadores.

Héctor Daer, presidente da UNI Américas, encerrou a conferência pedindo um aprofundamento dos direitos sindicais: “Agora, mais do que nunca, precisamos de negociação coletiva e sindicatos fortes. O realinhamento político à esquerda na América Latina significa que devemos aproveitar ao máximo este momento e fortalecer o poder e as organizações dos trabalhadores”.

A FINDECT foi representada na Conferência pelo Secretário de Relações Internacionais Ronaldo Leite, que participou da mesa sobre Direitos Humanos. Nesta Mesa de Debates, Leite discorreu sobre a importância dos Correios como serviço essencial e da necessidade de sua manutenção como empresa pública.

Em setembro ocorre no Rio de Janeiro a Conferência da UNI Américas do setor Postal e Logístico.

Com informações de uniglobalunion.com