DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


Publicada dia 06/12/2022 17:50

Tamanho Fonte:

Hoje, 6 de dezembro, celebramos o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, instituído no Brasil pela Lei 11.489, de 20 de junho de 2007 – Lei do Laço Branco.

A secretaria de Mulheres da FINDECT reforça a importância desta data e ressalta que o objetivo é conscientizar os homens sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres.

A data

A data remete ao assassinato de 14 mulheres no Canadá, na cidade de Montreal. Em 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica e ordenou que todos os homens se retirassem. Restando apenas mulheres, a execução foi iniciada. Logo após, Marc tirou sua própria vida e deixou uma carta com a sua motivação: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime mobilizou a opinião pública do país, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign).

A partir daí, o movimento cresceu e hoje tem a missão de promover a igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e uma nova visão da masculinidade.

O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência.

Violência contra as Mulheres aumentou no governo Bolsonaro

Dados obtidos, estima-se que cinco mulheres são espancadas a cada 2 minutos no Brasil. O parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais de 80% dos casos de violência contra o sexo feminino.

Em 2021, foram registrados 1.341 casos de feminicídio. As pesquisas ainda apontam que uma brasileira é vítima de violência doméstica a cada 7 horas. No universo geral de homicídios de mulheres, 66% das vítimas são negras.

Dados são alarmantes

A Rede de Observatórios da Segurança publicou dados de 2021, e o cenário é alarmante e necessita de conscientização dos homens. Segundo a Rede:

• 1975 casos de violência contra a mulher foram monitorados pela Rede em 2021. Entre eles, 409 são feminicídios.

• Um caso de feminicídio foi monitorado a cada 24h.

• SP teve um aumento de 27% de casos de violência contra a mulher.

• RJ tem um caso de violência contra mulher por dia e aumento de 18% nos registros.

•PE é o estado com mais casos de violência contra a mulher no Nordeste.

• Ceará tem o maior registro de transfeminícidios entre os cinco estados monitorados.

• Bahia tem um caso de violência contra a mulher a cada dois dias.

Os dados acima trazidos pela FINDECT foram obtidos através do levantamento Elas Vivem: dados de violência contra a mulher, realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, em 2022. Os dados são produzidos a partir de um monitoramento do que circula nos meios de comunicação e nas redes sociais sobre violência e segurança.

As pesquisadoras conferem dezenas de veículos de imprensa, coletam informações e alimentam um banco de dados, posteriormente revisado e consolidado.

Homens têm papel fundamental no combate à violência contra a mulher

Faz-se urgente e necessário que os homens, principalmente aqueles que ainda dominam espaços de poder, se mobilizem de forma efetiva pelo fim da violência contra a mulher, pelo fim do machismo e da misoginia.

Fonte: FINDECT

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

ASSOCIADO TEM DESCONTO NAS ÓTICAS PRIME

ASSOCIADO TEM DESCONTO NAS ÓTICAS PRIME