SINTECT-TO FAZ ASSEMBLEIAS PELO ESTADO E CATEGORIA APROVA EM AMPLA MAIORIA A PROPOSTA DOS CORREIOS.

Publicada dia 22/09/2023 00:22

As assembleias aconteceram nas principais cidades do estados entre os dias 19 a 21 de Setembro.

Trabalhadores participam das assembleias do Sintect-TO

Com a participação dos trabalhadores, as assembleias foram realizadas nesta semana para análise da nova proposta da ECT para a assinatura do novo ACT 2023/2024, e a categoria em sua ampla maioria decidiu aprovar a proposta apresentada pela direção da empresa nas negociações da Campanha Salarial.

A presidente do SINTECT-TO, Telma Milhomem, compartilhou com os presentes nas assembleias como foi o processo de negociação e os resultados que alcançamos, tirou dúvidas e apontou perspectivas para a categoria.

Os principais pontos da proposta da proposta aprovada são os seguintes:

• O Ticket PERU será pago 5 dias após a assinatura do acordo coletivo, no valor em pecúnia de 1000 reais.

• Reajuste de 3,53% aplicado nos tickets e em todos os benefícios, correspondendo à reposição da inflação do período e retroativo a 1º de agosto.

• Em 2 de janeiro, todos os trabalhadores receberão o valor de 1500 reais referente ao retroativo dos meses de agosto a dezembro, além do correspondente a parcela do 13º salário.

• Aumento real linear de R$ 250 a partir de janeiro nos salários para quem ganha até 7 mil reais, e 3,53% para quem recebe acima de 7 mil.

• Esse aumento será pago mensalmente a partir de janeiro de 2024, representando um reajuste acima da inflação para a maioria dos trabalhadores.

• Além dos R$ 1500, o trabalhador receberá em janeiro os R$ 250, que serão pagos em uma rubrica específica no holerite, com reflexos nas rubricas salariais que compõem o salário, tais como 13° terceiro, férias, adicionais, periculosidade, IGQP, dentre outros. Trazendo ganhos significativos aos trabalhadores.

• Também o retorno de cláusulas importantes: pagamento dos 200% no repouso trabalhado e parcelamento do adiantamento das férias.

• Pagamento do ticket nos primeiros 90 dias de afastamento pelo INSS.

• O retorno do abono acompanhante é de 6 dias ou 12 períodos.

Vale ressaltar que, após a reunião do sindicato com o presidente da ECT para esclarecer a minuta, foi garantido que a incorporação definitiva do aumento de R$ 250 ocorra até julho de 2024 ao salário base.
Quanto ao convênio médico, este foi um dos itens discutidos com o presidente dos Correios para esclarecer o que será assumido na proposta e está registrado em ATA as previsões.

Para o primeiro ano de governo e de direção da empresa, é um bom começo que aponta para mais avanços, em acordo com a luta permanente da categoria!

Trabalho, luta e resistência
💪👊✊