DESAFIOS E COMPROMISSOS DA FINDECT PARA 2024: RUMO AO FORTALECIMENTO DOS CORREIOS E DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

Publicada dia 08/01/2024 21:39

________________________________________________________________________________________________________________

A FINDECT inicia relembrando as conquistas de 2023, como o compromisso dos Correios na redução da coparticipação no plano de saúde e a reconquista de 90% das cláusulas do ACT, e tem como prioridade em 2024, a luta pela urgência na realização do concurso público e, crucialmente, a recuperação do fundo de pensão POSTALIS, assegurando o futuro das aposentadorias dos trabalhadores.

Ao refletirmos sobre os desafios e conquistas que marcaram 2023, destacamos um ano que consolidou a confiança da categoria dos trabalhadores dos Correios na Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT). Em um cenário onde a confiança foi alicerçada na entrega de melhorias significativas no acordo coletivo, sem qualquer inconsistência que gerasse preocupações, a FINDECT conquistou o apoio essencial da categoria.

Durante a campanha salarial de 2023, a união e engajamento dos trabalhadores foram fundamentais para alcançar a recuperação de 90% dos direitos subtraídos. Contudo, reconhecemos que, mesmo com avanços significativos, há desafios a serem enfrentados para que a categoria esteja plenamente tranquila. Com essa perspectiva, a FINDECT inicia 2024 com a meta clara de recuperar integralmente os Correios e reconquistar os demais direitos dos trabalhadores, renovando o mesmo apoio e engajamento demonstrados em 2023 e contando novamente com o fundamental apoio da categoria.

Compromisso da redução na coparticipação e debate sobre mensalidades do Plano de Saúde

A vitória alcançada em 2023, com o compromisso dos Correios na redução na coparticipação do plano de saúde em 2024, reflete a eficácia da atuação da FINDECT e reforça o compromisso com a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Paralelamente, o debate sobre o custeio das mensalidades do plano de saúde ganha destaque, visando aliviar os encargos financeiros sobre os salários dos trabalhadores.

Realização urgente do concurso público e impacto na prestação de serviço

A urgência na realização do concurso público é ressaltada diante do déficit de milhares de vagas em todo o país, impactando diretamente a prestação de serviço e nas condições laborais. A FINDECT enfatiza a importância desse concurso para revitalizar a estatal, proporcionando melhores condições de trabalho e também para atender às demandas crescentes da sociedade.

Recuperação do Fundo de Pensão POSTALIS

O compromisso da FINDECT em 2024 estende-se à recuperação do fundo de pensão POSTALIS. Essa medida assume um papel vital na garantia do futuro das aposentadorias dos trabalhadores, assegurando que o POSTALIS desempenhe plenamente sua função previdenciária e proporcione segurança financeira aos aposentados.

Defesa dos Correios 100% Estatal

A defesa dos Correios como uma empresa 100% estatal permanece no centro das prioridades da categoria. Mesmo com a retirada do projeto de privatização pelo presidente Lula, a FINDECT reafirma a necessidade crucial de debater o fortalecimento da estatal. O objetivo é garantir um futuro robusto, a ampliação de serviços e a preservação de direitos e garantia dos empregos dos trabalhadores.

Ampliação de serviços e melhoria das condições de trabalho

Além dos desafios já mencionados, a FINDECT concentra esforços em promover a recuperação e modernização dos Correios, vislumbrando um projeto claro para o futuro. A melhoria das condições de trabalho, com reformas nas unidades, novos uniformes e veículos, é essencial para posicionar a empresa como destaque no segmento postal. Debater a ampliação dos serviços em outras áreas, buscando obter receitas e expandir a lucratividade, torna-se crucial em meio aos desafios do mercado e à competição com outras empresas do setor postal.

Estes são os compromissos claros da FINDECT para o ano de 2024, delineando não apenas os desafios enfrentados, mas também reforçando a busca incessante por melhorias substanciais para os trabalhadores dos Correios. A participação ativa de cada trabalhador será crucial para superar os desafios e alcançar conquistas ao longo deste ano desafiador.

Fonte: site da FINDECT