COMPROMISSOS FIRMADOS ENTRE FINDECT E CORREIOS REFLETEM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS AOS TRABALHADORES

Publicada dia 30/01/2024 11:06

_______________________________________________________________________________________________________________

Em uma reunião ocorrida em 26 de janeiro de 2024, representantes sindicais da FINDECT alcançaram conquistas notáveis em reunião com a direção dos Correios, revelando avanços substanciais para os trabalhadores.

A reunião, marcada por intensa mobilização da categoria e participação decisiva dos dirigentes da FINDECT, abordou diversos temas críticos, refletindo as demandas dos ecetistas. A resistência contra o desmonte dos Correios e a urgência de um concurso público foram enfaticamente defendidas, concentrando-se também em assuntos como plano de saúde, entrega matutina e climatização das unidades.

Urgência na realização do concurso público

Após cobrança da FINDECT, a ECT informou que o concurso público para empregados da SESMT (Médico, Engenheiro, Enfermeiro, Técnico e Auxiliar) já está com o certame pronto em fase de análise das propostas. Com relação ao Concurso Público para os demais cargos, está em análise preparatória, com cronograma e vagas necessárias, que demandam realocação e implantação do SD.

O Presidente Fabiano disse que está trabalhando no Edital do Concurso, e que existe a possibilidade do contrato para empregados temporários na nova modalidade de 05 anos. Gandara pontuou que uma contratação neste molde traria mais passivo trabalhista, pois criaria mais problemas de isonomia com os demais empregados.

SD da morte

A FINDECT também apresentou demandas relacionadas ao Sistema de Distribuição (SD) e DDA, evidenciando problemas em unidades deficitárias apontadas como ajustadas ou superavitárias, gerando sobrecarga de trabalho e impactando a saúde dos trabalhadores.

Melhorias no plano de saúde

Os representantes da FINDECT fizeram duras críticas em relação ao plano de saúde, destacando que antes da Postal Saúde, os Correios gastavam 700 milhões por ano para cuidar de quase 500 mil vidas. Após alterações, como a retirada de pai/mãe e dos aposentados, mesmo com a redução para 200 mil vidas, o custo anual do plano triplicou. A empresa informou que foi constituído um Grupo de Trabalho para melhorias do Plano de Saúde, com a primeira reunião agendada para 30/01/2024.

Os diretores da FINDECT, Wilson Araújo, Anézio Rodrigues, Silvana Azeredo e Telma Milhomem estiveram em Brasília nesta semana tratando da questão do plano de saúde junto à SEST. Na próxima semana, a comissão de saúde da FINDECT estará discutindo sobre o plano de saúde na MNNP.

Discussão sobre um novo PCCs

Outro ponto relevante discutido na reunião envolveu o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Gandara destacou a redução significativa das remunerações, cargos e salários após a implementação do PCCS 2008. Antes, havia 45 referências salariais, com diferença de 5,0%, enquanto agora são 90 referências, com diferença menor de 2,5%.

A discussão sobre um novo PCCS será retomada em sua primeira reunião no dia 30/01/2024. Além disso, os representantes da FINDECT avaliam positivamente a reunião de hoje com a direção dos Correios.

José Aparecido Gandara, Presidente da FINDECT e SINDECTEB, destaca: “A reunião de hoje marca uma vitória importante para os trabalhadores dos Correios. As conquistas refletem a força da união e o compromisso da FINDECT em defender os direitos da categoria.”

Marcos Sant’aguida, Presidente do SINTECT-RJ, avalia: “Nossa intervenção destaca a preocupação com a saúde e condições de trabalho dos ecetistas. Os compromissos firmados representam avanços essenciais para nossa categoria.”

Elias Diviza, Presidente do SINTECT-SP, destaca: “A mobilização e o diálogo constante foram fundamentais. A análise em andamento para o aumento das funções dos motoristas é um passo relevante, e continuaremos vigilantes para garantir que as demandas dos trabalhadores sejam atendidas.”

As discussões representam um passo significativo na luta por condições dignas e justas de trabalho para os ecetistas. A união entre a FINDECT e os Sindicatos filiados demonstram um comprometimento mútuo na busca por melhorias e valorização dos trabalhadores dos Correios. Que esses avanços sirvam de base para futuras conquistas que beneficiarão toda a categoria.

A reunião contou com a participação decisiva de dirigentes da FINDECT, incluindo José Aparecido Gimenes Gandara, Elias Cesário de Brito Junior, Marcos Antônio Sant’ Águida do Nascimento, Ronaldo Luiz Rodrigues Leite, Sebastião da Silva Brazil, Rogério Bueno da Silva, Vinicius Marion de Oliveira, Paulo Cesar da Silva, e Jefferson Costa Ferreira. Pela ECT, estavam presentes Fabiano Silva (Presidente da ECT), Renato Aparecido Rosa (Superintendente SPM), Ricardo Aparecido dos Reis (GAPRE), Fagner José Rodrigues (DIGEP).

Com informações da FINDECT