VITÓRIA| JUSTIÇA DO TRABALHO DECIDE PELO RETORNO DA ENTREGA MATUTINA NO TOCANTINS

Publicada dia 26/04/2024 08:00

A sentença conquistada pelo jurídico do SINTECT-TO determina o retorno imediato da entrega matutina em todo o estado do Tocantins, no prazo de 30 dias a contar da data da intimação da sentença, sob pena de multa de R$500.000,00 (quinhentos mil reais).

A justiça ainda determinou a aplicação de multa aos Correios por cada trabalhador que exerceu as atividades onde a entrega matutina havia sido suspensa.

JUSTIÇA DECIDE PELO RETORNO DA ENTREGA MATUTINA

Em uma conquista significativa para os trabalhadores dos Correios do Tocantins, o SINTECT-TO assegurou o retorno da entrega matutina em todo o estado, como parte das condições de trabalho dos carteiros. Esta vitória é resultado da ação cívil pública de n° ACPCiv 0001059-41.2023.5.10.0801, impetrada pelo departamento jurídico do sindicato no ano de 2023.

O retorno da entrega matutina é uma medida que visa não apenas atender às demandas dos clientes por serviços mais ágeis e convenientes, mas também garantir condições de trabalho mais humanas e sustentáveis para os trabalhadores. Com a entrega realizada durante o período da manhã, os carteiros podem desfrutar de uma jornada de trabalho mais equilibrada e com temperatura mais amena, evitando assim, a grande incidência aos raios solares durante o período da tarde.

BENEFÍCIOS DA ENTREGA MATUTINA

O objetivo da entrega matutina é questão de saúde aos carteiros, ao passo que se continuarem fazendo as entregas no período da tarde, onde a intensidade do calor é maior, principalmente no Tocantins, em que a temperatura chega a atingir os 40° graus em determinados períodos do ano, haverá o impacto negativo na saúde do trabalhador a longo prazo, por exposição ao intenso calor e aos raios solares prejudiciais à saúde, inclusive, com possibilidade de câncer de pele, motivos pelos quais o SINTECT-TO ingressou com a ação para defender os legítimos direitos dos seus filiados.

Além disso, o retorno da entrega matutina representa um reconhecimento do papel fundamental desempenhado pelos carteiros na prestação de serviços essenciais à população. Ao garantir que os carteiros tenham condições adequadas para desempenhar seu trabalho de maneira eficiente e segura.

BEM ESTAR DO TRABALHADOR DOS CORREIOS

Essa conquista não apenas beneficia os trabalhadores e os clientes, mas também promove um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso, o retorno da entrega matutina aos carteiros nos Correios é uma vitória importante para os trabalhadores, os clientes e a sociedade como um todo. Esta conquista reflete o poder da colaboração e do engajamento sindical na busca por melhores condições de trabalho e na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Trabalho, luta e união.