ACORDO COLETIVO: ASSINATURA DO NOVO ACT 2024-2025 ACONTECERÁ NOS PRÓXIMOS DIAS

Publicada dia 07/09/2024 20:31

Os representantes do SINTECT-TO e a direção dos Correios têm realizado encontros com a equipe de negociação da empresa em Brasília (DEREO) e informam que estão nos ajustes finais para a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2025, visando evitar problemas semelhantes aos do ano passado.

Assinatura do acordo coletivo deve acontecer na próxima semana.

A mobilização intensa dos trabalhadores em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Bauru e Maranhão foi crucial para assegurar modificações importantes na proposta inicial apresentada pela ECT. A greve resultou em uma mediação no TST, que trouxe mudanças significativas, como a redução do prazo para discussão do relatório final sobre a diminuição do custeio do plano de saúde de 90 para 60 dias. Além disso, ficou garantido que a compensação dos dias parados ocorrerá nas próprias unidades de trabalho dos empregados e que o pagamento do Ticket Peru, previsto inicialmente para dezembro, será antecipado para setembro.

Nos últimos dias, os dirigentes sindicais e a direção dos Correios têm se reunido virtualmente para ajustar os últimos detalhes da redação do acordo. Esses ajustes são fundamentais para garantir que todas as mudanças acordadas sejam formalizadas de maneira adequada, sem qualquer brecha que possa prejudicar os direitos dos trabalhadores.

AGRADECIMENTO

O SINTECT-TO aproveita a oportunidade para parabenizar todos os trabalhadores que participaram ativamente da greve, cuja força foi determinante para as mudanças alcançadas. Mesmo que o apoio à mobilização não tenha sido uniforme em todo o país, a unidade daqueles que participaram foi crucial para conquistar mudanças na proposta apresentada pela empresa.

Nos próximos dias, O SINTECT-TO e os Correios irão anunciar a data oficial para a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho, após os ajustes finais definidos na mediação realizada no Tribunal Superior do Trabalho no dia 21 de agosto. A formalização deste acordo garantirá os direitos dos trabalhadores e permitirá novas lutas, especialmente em defesa do plano de saúde e do concurso público.

Fonte: SINTECT/MA