20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Publicada dia 18/11/2021 12:34

Tamanho Fonte:

O termo Consciência Negra é uma expressão utilizada para designar a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos e representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

O dia 20 de novembro é uma data que reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade.

A data remete a Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão, assassinado por bandeirantes em uma emboscada. Em sua homenagem, e para marcar a luta da população negra pela liberdade foi criado o dia da Consciência Negra.

É uma data para nos levar a refletir sobre a condição do negro no Brasil assim como sua resistência frente ao racismo estrutural.

É importante que se diga que, embora a abolição da escravatura seja associada à princesa Isabel, foi a constante resistência da população negra a principal responsável pelo fim da escravidão. As crescentes revoltas, o desenvolvimento dos quilombos e a organização do movimento abolicionista pressionavam o governo e, por fim, em maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea.

No entanto, a “reparação”, “inclusão” ou algum tipo de “indenização” nunca chegou. Ao contrário disso, os negros agora livres não tiveram acesso à terra, nem à educação, saúde, habitação, mantendo-se à margem da sociedade. A sociedade moderna se constituiu a partir da negação da humanidade dos negros e diversas teorias raciais serviram de base para a perpetuação do racismo no Brasil.

Exemplo disso é que apesar de pesquisas apontarem que negros compõem a maior parte da população brasileira (55,8% são negros e pardos, de acordo com a classificação do IBGE), ainda é um grupo social que possui os menores salários, as maiores taxas de analfabetismo, são as maiores vítimas da violência e do desemprego.

A democracia racial amplamente difundida no Brasil ao longo dos anos serviu apenas para o silenciamento, a manutenção das desigualdades e o não enfrentamento ao racismo no país.

Diante do abismo social entre negros e brancos, o enfrentamento ao racismo é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária, e essa tem sido a pauta do movimento negro no sentido de combater a essas desigualdades, a exemplo das cotas raciais, pois proporcionarem um maior acesso dos negros à educação.

A ideia principal de consciência negra é um convite a ação. Levar ao despertar do entendimento de que somente a luta coletiva pode levar à transformação das condições impostas pelo racismo, ou seja, a luta pela valorização do negro como sujeito de sua própria história, a valorização de sua ancestralidade, cultura e o reconhecimento da resistência como parte da história da população negra.

Com informações do site descomplica.com

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS 2023/2024

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS 2023/2024